MOBILIDADE URBANA
Ultimamente muito se fala em
mobilidade urbana e em resolver os problemas ocasionados pelo excesso de
veículos em circulação, especialmente nas metrópoles.
Afinal,
o que é mobilidade urbana?
Quando se fala em mobilidade
urbana, logo se pensa em um sistema de transporte por ônibus ou trem. É
importante ressaltar que ao se falar em sistema de mobilidade urbana moderna,
envolve todo um processo de estruturação e adequação da malha urbana de uma
cidade, visando absorver em suas vias e espaços circuláveis, a quantidade de
veículos necessários e suficientes para atender à demanda de locomoção da
população. Não se trata de um sistema atendido somente por ônibus, mas todos os
outros meios convencionais de locomoção.Quando uma cidade proporciona mobilidade à população, oferece as condições necessárias para o deslocamento das pessoas. Em outras palavras, ter mobilidade é conseguir se locomover com facilidade de casa para o trabalho, do trabalho para o lazer e para qualquer outro lugar onde o cidadão tenha vontade ou necessidade de estar, independentemente
do tipo de veículo utilizado. Portanto, o conceito não deve ser confundido com o direito de ir e vir preconizado pela Constituição. Ter mobilidade urbana é pegar o ônibus com a garantia de que se chegará ao local e no horário desejados, salvo em caso de acidentes, por exemplo. É ter alternativas para deixar o carro na garagem e ir ao trabalho a pé, de bicicleta ou com o transporte coletivo. É dispor de ciclovias e também de calçadas que garantam acessibilidade
aos deficientes físicos e visuais, e é também, utilizar o automóvel particular quando lhe convir, sem ficar preso nos engarrafamentos, e sem comprometer o seu horário gasto no trajeto.
O que
fazer nas grandes cidades?
Com o aumento populacional, na
maioria das vezes as cidades não são bem projetadas, crescem sem planejamento
do seu espaço físico, e aí surgem os grandes problemas de deslocamento para a
população. Muitas cidades nasceram em locais de condições geográficas difíceis, e, pela falta de planejamento, surgem ruas de difícil acesso, além disso, em virtude da baixa condição econômica e falta de moradias, surgem as “invasões e favelas”, tão presentes nas grandes cidades. Tudo isso gera para a administração pública um sério problema: a gestão da mobilidade urbana.
Hoje, as condições de transporte e circulação das pessoas nas cidades, têm se tornado um grande problema para a sociedade e objeto de grande preocupação para os gestores, sendo também alvo de inúmeros debates entre os poderes constituídos, a sociedade civil organizada e organizações Não governamentais.
Essa problemática, requer urgente, estudos e medidas concretas, com investimentos bem planejados, visando a utilização de sistema eficiente para que proporcione ao cidadão as condições adequadas de locomoção.
Em um artigo escrito por
Eduardo Alcântara de Vasconcellos, vejamos exemplos de como algumas cidades que há muitos anos resolveram
seus problemas de mobilidade urbana:
Planejamento
O planejamento da circulação define como a estrutura viária será utilizada pelas pessoas e veículos. Ela envolve quatro atividades relacionadas: a legislação, que define as regras de utilização das vias e calçadas (Código de Transito); a fiscalização, que controla o respeito às leis de trânsito ; a educação que define como as pessoas serão treinadas para usar o sistema viário; e a engenharia de tráfego, que define o esquema de circulação.
A Engenharia de Transporte
A engenharia de tráfego é a fase da engenharia de
transportes que trabalha com o planejamento, projeto geométrico e operação de
trânsito das estradas, vias e calçadas, suas redes, terminais, terrenos
lindeiros e seu relacionamento com outros modos de transporte.A engenharia de transportes, por sua vez, é definida como a aplicação de princípios científicos e tecnológicos ao planejamento, projeto funcional, operação e gestão de equipamentos para qualquer modo de transporte, de forma a promover um movimento seguro, rápido, confortável, econômico e ambientalmente compatível de pessoas e mercadorias.
Transporte coletivo integrado e
bem planejado é prioridade
Um dos principais desafios das cidades, em qualquer
lugar no mundo, é a organização do sistema de transporte. O direito de “ir e
vir” de todos os cidadãos nem sempre é respeitado.Veja como funcionam alguns dos melhores sistemas de Transporte Urbano Coletivo no Brasil e no mundo:
Curitiba
Curitiba é considerada uma das mais beml planejadas cidades brasileiras. Segundo o arquiteto e urbanista Ricardo Blindo, assessor da presidência do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), todo o sistema de transporte da cidade e as políticas urbanas em geral foram pensados e estão sendo executados sob a filosofia da priorização das escalas humana, ambiental e de mobilidade coletiva. “São cerca de 72 quilômetros de pistas exclusivas para ônibus e aplicamos a política da ‘tarifa social’, com linhas integradas que permitem diversos trajetos com o pagamento de uma única passagem”, comenta.
Os avanços sociais marcam a história recente do
transporte coletivo curitibano. Em 2005, o prefeito Beto Richa determinou o
enxugamento de despesas do sistema e o corte de dez centavos na tarifa,
reduzida para R$ 1,80. Também foi criada a tarifa domingueira, que custa apenas
R$ 1, e garante o lazer e o convívio social das famílias de baixa renda. Hoje 2
milhões de passageiros utilizam diariamente o Sistema Integrado de Transporte
Coletivo, composto por 1980 ônibus, que atendem 395 linhas.
Seul
Nos dois anos em que morou em Seul, o brasileiro Virgílio Lamaignere foi um usuário assíduo do transporte público. Dava aulas de inglês em domicílio e cruzava a cidade várias vezes por dia. “Usava mais metrô que ônibus, mas de todo jeito a viagem não chegava a uma hora”, lembra.
Muito tempo? Seul é a sétima maior cidade do mundo,
e quase metade dos 22 milhões de habitantes da área metropolitana tem carro.
Tanta concentração de automóvel e de gente deixa o trânsito lento, capaz de
tirar do sério o mais zen dos orientais.
Mas o brasileiro deu sorte. Ele chegou a Seul em
2007, quando a capital da Coreia do Sul já era referência em transporte público
e o sistema integrado de metrô e ônibus, lançado três anos antes, permitia ao
usuário circular pela cidade com rapidez, deixando para trás uma legião de
motoristas paralisados em engarrafamentos quilométricos.Mudança
Além disso, todas as 400 linhas de ônibus foram
divididas em quatro grupos, identificados por cores.
Os
azuis fazem rotas de longa distância e de forma expressa, conectando um
subúrbio a outro e esses ao centro.- Os
veículos verdes cumprem trajetos dentro da região metropolitana e
alimentam as estações de metrô e os pontos de ônibus expressos.
- Os
amarelos trafegam dentro do centro de Seul;
- E os
vermelhos são destinados a viagens de longa distância, conectando as
cidades satélites ao centro da capital sul-coreana.
Além da pontualidade, o sistema de tarifas e
bilhetagem é outra vantagem para o usuário, que paga a passagem de ônibus e de
metrô com cartão magnético. Todo esse sistema de ônibus está integrado ao
metrô, cujas dez linhas somam 286 quilômetros, interligam 265 estações e
transportam 4,4 milhões de pessoas por dia, muitas delas de outros países.
http://blogmundopossivel.com.br/?p=1608
Nova Yorque
O padrão de grade de Manhattan e o sistema de
transporte público extensivo faz desta uma das cidades mais fáceis de se usar o
transporte público no mundo – e ele é realmente usado.O montante massivo de residentes e visitantes em NY ocupam cada avenida do sistema de transporte. Aproximadamente 3,8 milhões de passageiros diariamente viajam no transporte público, que opera 24 horas por dia, todos os dias. Da mesma forma que as calçadas estão constantemente apinhadas de pessoas, carros tomam conta de cada rua na cidade que nunca dorme.
A Manhattan Transportation Authority
(Autoridade em Transportes de Manhattan) – MTA, é o órgão responsável por todo
o transporte necessário em Nova York. Metrôs, ônibus e trens provêm 2,6 bilhões
de viagens por ano para os nova-iorquinos, equivalendo a 1/3 de todo o serviço
de trânsito em massa dos Estados Unidos e 2/3 de todas as linhas de trem
urbanas.
As pontes e túneis do MTA carregam mais de 300 milhões
de veículos por ano. É a maior rede norte-americana de transporte e serve a uma
população de 14,6 milhões de pessoas numa área de 5 mil m².Curiosidade sobre o Transporte Urbano
Em 1662, com uma licença do rei Luis XIV para explorar cinco rotas com carruagens, Blaise Pascal definiu os primeiros conceitos que iriam nortear o serviço de transporte público coletivo. Na sua empreitada, o serviço deveria cumprir os seguintes critérios:
- Os
carros iriam seguir o mesmo trajeto de um ponto a outro;
- As
saídas obedeceriam horários regulares, mesmo sem passageiros;
- cada
ocupante iria pagar apenas por seu lugar, independentemente de quanto
lugares ocupados nos carros;
- A
rota ao redor de Paris seria dividida em cinco setores, a tarifa de cinco
centavos permitiria cruzar apenas para mais um setor. Além disso, deveria
ser paga uma nova tarifa.
- Não
seria aceito ouro como pagamento, a fim de evitar atrasos.
Observe as estas leis. São de 1662. Parecem
familiares a você? ;)
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POSTADO POR DANIEL
ISAIAS
Enfrentamos diversos problemas quanto à mobilidade urbana.
ResponderExcluirMuitas vezes os investimentos são feitos de forma errada, não trazendo os beneficios esperados. As soluções viáveis não são tomadas, e a sociedade continua enfrentando os problemas.