segunda-feira, 9 de abril de 2012

PASSAGEIRO PODE MONITORAR ÔNIBUS

Passageiro já pode monitorar ônibus em São Paulo pela internet
No endereço eletrônico da SPTrans é possível saber da localização dos ônibus e o tempo de espera para que o
veículo passe em determinado ponto
paginaradio pq

Clique na imagem para ampliar
Os passageiros de ônibus municipais de São Paulo podem a partir desta segunda-feira, dia 26 de março, acompanhar os serviços pela internet, usando o site da SPTrans.
É possível saber o trajeto das linhas, horários, pontos de referência e a previsão de quando o ônibus deve passar em algum trecho do itinerário, além dos prefixos dos veículos em operação.
O serviço chama Olho Vivo, que já proporcionava o monitoramento em tempo real dos ônibus para controle e fiscalização dos serviços por parte dos técnicos da SPTrans. Agora, o serviço pode ser acessado pelo passageiro usando o portal da SPTrans: www.sptrans.com.br ou pelo link direto: olhovivo.sptrans.com.br
Há três opções para conferir o posicionamento e a previsão da chegada dos ônibus que trafegam pelos corredores: De Olho Na Via, De Olho Na Linha e De Olho No Ponto.
De Olho Na Via: Mostra para o passageiro como estão as condições dos principais corredores, a velocidade média e o tempo de percurso dos ônibus.
De Olho na Linha: Revela ao passageiro em tempo real os ônibus que estão no trajeto da linha que o cidadão pretende utilizar, além dos prefixos dos veículos.
De Olho no Ponto: mostra em quanto tempo o ônibus deve chegar no ponto selecionado pelos passageiros nos principais corredores.
Além destas três possibilidades, o passageiro pode contar com um mapa que ajuda o passageiro a se localizar e identificar qual a linha de ônibus e o ponto que estão nas proximidades.
Os serviços podem ser acessados de computadores comuns e de aplicativos móveis, como de celulares, smarts, tablets, smartphones e dispositivos com Android e iOS.
O Blog Ponto de Ônibus / Canal do Ônibus fez uso dos serviços na manhã desta segunda-feira, primeiro dia de operação do sistema na internet com um computador fixo comum.

DE OLHO NA LINHA:

No ícone de Olho na Linha, após clicar, apareceram as opções BUSCA POR LINHA, onde é necessário escolher uma linha, SELECIONE UM CORREDOR e COMENTE.
A opção escolhida foi Busca por Linha, com a linha 874T Lapa – Ipiranga, determinada aleatoriamente pela reportagem. É importante digitar os números e a letra da linha sem espaço (com espaço o sistema não aceitou).
Em seguida apareceram as derivações da linha e o sentidos dela: 874T-10 Lapa, 874T – Ipiranga, 874T-51 Metrô Vila Mariana e 874T-51 Metro Tamanduatei.
Logo depois, a reportagem escolheu a 874T-10 sentido Ipiranga.
Já foi aberta uma página com os pontos onde estão os ônibus, a previsão de passagem pelos locais, o código da parada e a possibilidade de abrir um mapa ao lado. O prefixo do ônibus também foi informado.
No ícone de Olho no Ponto, aparecem três opções: BUSCA POR PARADAS DE CORREDOR, SELECIONE UM CORREDOR e COMENTE.
É necessário ter o código da parada de ônibus em mãos ou o nome de uma via que ele passe.
A reportagem digitou a palavra Paulista.
Apareceram várias linhas.
Aleatoriamente, selecionou a linha 178L – 10 Hospital das Clínicas, clicando sobre a opção mapa.
Apareceu todo o trajeto a linha. Então, foi clicado sobre o ícone em forma de ônibus. Logo em seguida, foi revelado o prefixo do ônibus 21312 e a previsão de passar pelo ponto no mapa: 11h05. Eram 11h03 quando a reportagem acessou o sistema.
A SPTrans admite que o serviço de monitoramento pode melhorar e conta com a sugestão dos passageiros.
Cerca 9 milhões de pessoas usam os 15 mil ônibus municipais de São Paulo.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

FOTO:Agora os passageiros de ônibus municipais de São Paulo podem acompanhar em tempo real a posição dos veículos, as condições do trânsito nos corredores de ônibus e quanto os veículos vão demorar para chegarem aos pontos. A SPTrans disponibiliza em seu site essas possibilidades pelos serviços De Olho na Linha, de Olho na Via e de Olho no Ponto. Uma ferramenta a mais para o passageiro se programar. Cópia autorizada do site da SPTrans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário