sexta-feira, 6 de abril de 2012

PARCERIA MARCOPOLO CAIO INDUSCAR


Decisão de Marcopolo e Caio Induscar sai nesta semana

Fabricantes de ônibus avaliam terrenos e galpões para abrigar investimento de R$ 110 milhões em Joinville

Cláudio Fernandes
@claudiojoi23
Joinville

Parceria entre Marcopolo e Caio Induscar produzirá ônibus para exportação

A joint venture (parceria), formada pela Marcopolo e pela Caio Induscar para fabricar ônibus exclusivos para exportação, deve decidir até o final desta semana se a fábrica será instalada em Joinville. Em fevereiro, após a visita de representantes das duas empresas à cidade, a Prefeitura de Joinville selecionou e enviou as informações de dez áreas que poderiam comportar o investimento, com previsão de ultrapassar os R$ 110 milhões.

Algumas imobiliárias da região, sabendo do interesse da joint venture, também teriam feito contato diretamente com as direções das empresas. De acordo com o secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Thomazi, as companhias tomariam a decisão até o final deste mês. “Eles nos pediram dois perfis de áreas: uma menor, com um galpão já pronto e área entre 5.000 e 10 mil m2 (metros quadrados) e outro terreno maior, com área de pelo menos 500 mil m2”, explica o secretário.

A intenção com a área menor seria iniciar a produção o mais breve possível. No terreno maior, a empresa instalaria a sua fábrica definitiva, que tem previsão de empregar em torno de 2.500 funcionários. As áreas maiores sugeridas estão concentradas no entorno da BR-101.

Joinville seria a principal candidata para o investimento, principalmente por causa da mão-de-obra qualificada que estaria ociosa no mercado, em razão da crise no Grupo Busscar. Em torno de 2.300 funcionários já saíram da fabricante joinvilense e outros 1.200 sairão, caso o plano de recuperação do grupo não seja aprovado, na assembléia de credores prevista para maio. Segundo Thomazi, a logística joinvilense e a presença de fornecedores na região também teriam agradado às duas empresas.

Atualmente, a Marcopolo e a Caio dominam quase 70% do mercado de ônibus. A nova empresa resultante da parceria teria autonomia total das duas companhias e contaria com uma nova marca. Além de ônibus para o mercado externo, a unidade deve produzir peças para o mercado nacional.

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