segunda-feira, 16 de abril de 2012

O que os pré-candidatos de SÃO PAULO pensam sobre os transportes



Propostas vão desde ideias concretas como auxiliar na construção de metrô e ampliar e modernizar os corredores
de ônibus até soluções não muito comuns, como estatizar as empresas de ônibus e o aerotrem
paginaradio pq
Clique na imagem para ampliar
Promessa de político caiu no descrédito há muito tempo.
Ainda mais quando se fala em transportes públicos, principalmente na cidade de São Paulo, a que possui a maior frota de ônibus municipais do País: 15 mil veículos.
Os moradores de São Paulo que já assistiram à novela do Fura Fila, do Martão, dos ônibus de dois andares, dos 66 quilômetros de corredores e aguarda os capítulos finais de “O Monotrilho” devem ficar atentos quando os candidatos, ou ainda pré-candidatos, falam sobre o tema.
Uma para cobrar dos “prefeituráveis” depois das eleições e antes mesmo para analisar o bom senso das propostas que, sobre a área de transportes, são as mais variadas possíveis.
Há iniciativas como investimentos e modernização em corredores de ônibus, outras como auxílio na construção do metrô (lembrando que o metrô não é de responsabilidade da prefeitura, como é constituído, mas o poder público municipal pode ajudar) e algumas outras não muito comuns ao cotidiano de São Paulo, como o aerotrem e a estatização das empresas de ônibus.
O jornal Agora São Paulo entrevistou 14 postulantes ao paço municipal. Educação, saúde e transportes foram os temas mais citados. O que significa que são áreas com maior carência, às quais a população é mais sensível, e que significam ótimas oportunidades de promessas e votos (e também de realizações).
Dos 14 entrevistados, oito mostraram ideias para os transportes entre as três primeiras prioridades, as mais variadas possíveis:
- José Serra (PSDB): Continuar investindo no metrô e fazer 40 quilômetros de corredores de ônibus, além de melhorar os terminais.
- Fernando Haddad (PT): Investir no transporte público de qualidade para torná-lo mais ágil e eficiente, tirar carros das ruas e melhorar o trânsito.
- Soninha Francine (PPS): Melhorar o sistema de ônibus com utilização inteligente dos corredores, pontos mais confortáveis e informações mais fáceis de obter.
- Celso Russomano (PRB): Investir no transporte coletivo de qualidade, com ônibus com ar condicionado e suspensão a ar.
- Miguel Manso (PPL): Construir pontes e vias estruturantes ligando as regiões da cidade e fazer com que todos os tipos de bilhete único tenham integração de três horas.
- Rodrigo Garcia (DEM): Investir em infraestrutura e aumentar a oferta de meios de transportes de massa e corredores de ônibus.
- Ana Luiza Figueiredo (PSTU): investir no metrô para duplicar a rede metroferroviária em cinco anos e estatizar as empresas de ônibus.
- Levy Fidelix (PRTB): Cosntruir aerotrens e monotrens que ligarão o centro aos bairros da periferia, canalizar os rios Tietê e Pinheiros e fazer uma via livre (freeway) de 25 quilômetros.
Os pré-candidatos que não citaram transportes entre as três principais prioridades foram:
Netinho de Paula (PCdoB), Paulo Pereira da Silva (PDT), Gabriel Chalita (PMDB), Luiz Flávio D’Urso (PTB), Anaí Caproni (PCO) e Carlos Giannazi (PSOL).
Até as eleições de outubro, muita coisa pode acontecer. Alianças, fatos que mudem os discursos, mas o levantamento do jornal é válido para um primeiro contato do eleitor em relação a área de transportes, com respostas sem o intenso preparo dos maketeiros da época oficial de campanha.
Mas nunca é demais lembrar que transportes rendem bons discursos e promessas, mas as obras em relação ao setor são caras, e nem sempre tais promessas são possíveis de serem colocadas em prática.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

FOTO:Ônibus na Capital Paulista. Transportes fazem parte das principais promessas da maioria dos pré-candidatos ao comando da cidade que possui a maior frota de ônibus do País: cerca de 15 mil veículos do serviço municipal. O paulistano já está desconfiado de promessas muito grandes neste setor, que pela carência na cidade, chama a atenção e é uma boa oportunidade de angariar votos. Propostas vão desde modernização de corredores de ônibus e auxílio na expansão do metrô até aerotrens e estatização de empresas de transportes. Foto: Adamo Bazani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário