sexta-feira, 27 de abril de 2012

METRÔ E CORREDORES DE ÔNIBUS - PRIORIDADES DO PAC DA MOBILIDADE

Metrô e corredores de ônibus são prioridades nas obras do PAC da Mobilidade
Presidente Dilma Rousseff fez o anúncio da nova fase do Programa nesta terça-feira que libera R$ 32 bilhões em financiamentos para os transportes públicos
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Um envolvimento maior do Governo Federal com as questões relacionadas com os transportes públicos.
Este foi um dos assuntos abordados pela presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira, dia 24 de abril de 2012, no anúncio oficial da liberação dos financiamentos da nova fase do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento Grandes Cidades, em evento no Palácio do Alvorada.
Entre verbas do Governo Federal e a contrapartida dos estados serão R$ 32 bilhões para projetos voltados à mobilidade em 18 estados e 51 cidades, que devem beneficiar de forma direta, 53 milhões de pessoas.
A maior participação do poder federal no setor de transportes públicos, que antes era empurrado goela abaixo só dos estados e municípios, começou a existir de fato com o anúncio do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 e do Rio sediando as Olimpíadas de 2016.
Foi por meio destes eventos internacionais que o poder público federal se deu conta do que os passageiros e cidadãos sabiam faz tempo: os transportes públicos estão em um atraso, com poucas as exceções, que trava o desenvolvimento de cada cidade e de uma forma geral de todo o País. Afinal, o País é formado por cidades e por pessoas e não por uma máquina pública.
Primeiro veio o PAC que contemplou as cidades-sede da Copa. Depois ele foi estendido para outros municípios, todos com mais de 700 mil habitantes, mesmo não sediando os jogos.
O setor de transportes e os cidadãos esperam agora que esse envolvimento maior pregado por Dilma Rousseff do Governo Federal no dia a dia das pessoas que precisam ir e ir com dignidade e rapidez não termine depois do apito final do último jogo do mundial.
Passada a Copa, novos PACs (ou seja o nome que for dado) que surjam. Caso contrário, a Aceleração do Crescimento vai ser ultrapassada pelas necessidades dos estados e municípios que se tornam diferentes e evoluem com o passar do tempo.
O pacote contempla obras que incluem 600 quilômetros de corredores de ônibus, 380 estações e terminais e 200 quilômetros de metrô.
A reportagem fez um levantamento das principais obras que devem ser realizadas com os recursos anunciados neste dia 24 de abril:

PORTO ALEGRE:

Investimento de R$ 1 bilhão em linha de metrô. A obra total vai custar R$ 2,4 bilhões.

RECIFE:

R$ 1,8 bilhão em corredores de transporte público

DISTRITO DEFERAL:

Vai contar com R$ 2,2 bilhões. Entre as obras estão a expansão do Metrô, o sistema de transporte do Eixo Sul, ligando o Gama e Santa Maria ao Plano Piloto pelo Expresso do DF e o sistema do Eixo Oeste, que liga a EPTG ao Centro de Taguatinga e o SIA ao Terminal Asa Sul e à Rodoviária do Plano Piloto.

CURITIBA:

O Metrô de Curitiba, que deve custar R$ 2,33 bilhões, vai contar com R$ 1 bi das verbas anunciadas por Dilma Rousseff.

FORTALEZA:

O Governo Federal vai liberar R$ 2,3 bilhões para obras de transportes, sendo R$ 1,1 bilhão pelo Orçamento Geral da União e $ 1,2 bilhão pela Caixa Econômica Federal. O metrô de Fortaleza com linhas oeste (Fortaleza/Caucaia), Sul (Fortaleza/Vila das Flores) e a linhas leste (Fortaleza/leste da cidade) e o VLT ramal Mucuripe/Parangaba serão as obras mais caras da região.

MANAUS:

A principal obra de mobilidade contemplada pelo PAC é o corredor exclusivo de 11,2 quilômetros de extensão que vai interligar as avenidas Governador José Lindoso (avenida das Torres) e Timbiras e a rodovia AM-010. O custo da obra será de R$ 237 milhões, sendo R$ 177 de repasse do Orçamento Geral da União como fundo perdido.

SALVADOR:

O Metrô deve custar R$ 3 bilhões. sendo R$ 1 bilhão de participação do Governo Federal.

BELO HORIZONTE:

O custo do Metrô de Belo Horizonte será de R$ 2,9 bilhões, sendo R$ 1 bilhão de financiamento federal.

SÃO PAULO:

A obra citada foi o monotrilho que vai ligar as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo que contará com R$ 2,8 bilhões. Também serão contemplados, por exemplo, obras para corredor de ônibus do bairro do Capão Redondo até a Vila Sônia, na cidade de São Paulo, e para o programa de mobilidade urbana de Guarulhos.

JOÃO PESSOA:

Vai contar com R$ 280 milhões do PAC. Entre as obras previstas estão o VLT Metropolitano de João Pessoa e o sistema de BRT, corredores de ônibus, que vai do bairro de Cruz das Armas às Avenidas D. Pedro II e I, incluindo um corredor exclusivo da Epitácio Pessoa ao Terminal de Integração no Centro.

CAMPO GRANDE:

Vai contar com R$ 180 milhões do PAC. O Projeto de Mobilidade Urbana contempla a construção de quatro novos terminais de transbordo; 41 terminais de embarque pré-pago; abertura de 58,7 quilômetros de corredores exclusivos de transporte, 500 abrigos de ônibus, além da construção de um viaduto (na rotatória das avenidas Olavo Vilela Andrade e Gury Marques) e intervenções viárias em três cruzamentos

Além dos ganhos econômicos nas cidades contempladas, o Governo Federal frisou os benefícios ambientais que os transportes públicos oferecem ao reduzirem ao número de carros nas ruas, os principais responsáveis pela poluição do ar nas grandes e médias cidades.

A presidente Dilma Rousseff destacou a importância de cidades sustentáveis e a cúpula internacional do meio ambiente Rio + 20, que vai ser realizada em junho no Rio de Janeiro.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

FOTO: Internet.

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