sábado, 25 de fevereiro de 2012

INCENDIO EM BASE BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA

Uma explosão seguida de incêndio na base naval brasileira da Antártica matou dois militares na madrugada deste sábado, confirmou o ministério brasileiro da Defesa.
As vítimas fatais do incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz são o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos, segundo o ministério.
O primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros, ferido no incidente, está em condição estável e é tratado na base militar chilena Eduardo Frei, sem risco de morte.
As demais pessoas que ocupavam a Comandante Ferraz, cerca de 60, escaparam ilesas.
O incêndio começou na casa de máquinas da base, uma estação de pesquisa localizada na Baía Admiralty, Ilha Rei Jorge, próxima à Península Antártida.
Segundo pesquisadores que trabalhavam na estação, os militares mortos não conseguiram sair da casa de máquinas quando as chamas se alastraram. Os corpos permanecem dentro da estrutura, onde funcionavam os geradores da base.
A equipe da Marinha que tentava combater as chamas foi retirada do local devido a "condições meteorológicas adversas na região" e está na base Eduardo Frei.
O ministro da Defesa chileno, Andrés Allamand, revelou ao canal CNN do Chile que "as informações que temos são de que a base foi destruída totalmente".
"A estação acabou", confirmou um oficial da Marinha lotado na Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm), envolvida nas atividades brasileiras na Antártica.
A Marinha do Brasil revelou que "assim que as condições meteorológicas permitirem" será enviada uma equipe para avaliar os danos causados à estrutura da Estação.
Dois navios da Marinha argentina e outros dois da estação polonesa na Antártida estão na área oferecendo apoio, do mesmo modo que três helicópteros chilenos.
Ao menos 30 pesquisadores, um alpinista e um representante do ministério do Meio Ambiente brasileiro que estavam na estação no momento do acidente foram levados à base chilena Eduardo Frei.
A Força Aérea do Chile informou que 42 brasileiros e dois chilenos foram evacuados para a cidade chilena de Punta Arenas.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi enviado ao Chile para retirar os militares e pesquisadores. O Hércules C-130 deve pousar em Punta Arenas na madrugada deste domingo, retornando em seguida para a Base Aérea do Galeão.
A embarcação de pesquisa polar brasileira Almirante Maximiano segue para a região após sair de Punta Arenas.
A base Comandante Ferraz realizava pesquisas científicas biológicas, especialmente de ecossistemas marinhos costeiros e de recifes.
Pesquisadores que estavam na base informaram à Yocie Yoneshigue Valentin, coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (INCT-APA), que o incêndio destruiu tudo na Comandante Ferraz.
Segundo as mesmas fontes, houve uma explosão de nitrogênio e o alarme não foi acionado, obrigando a evacuação às pressas.
"Perdemos equipamentos caríssimos, acredito que esteja tudo carbonizado...", lamentou Yocie Yoneshigue, destacando que todos os pesquisadores estão bem.
A base abrigava laboratórios científicos, dormitórios, cozinha industrial, biblioteca, oficinas e instalações técnicas para embarcações.
A Estação Antártica Comandante Ferraz foi instalada em 1984 e era ocupada pelo Brasil durante todo o ano, de acordo com os tratados assinados entre as nações que compartilham o território antártico.

FONTE: AFP 3 horas atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário