quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S50


QUANDO SE FALA NOS VEICULOS COM MOTORIZAÇÃO EURO V, LOGO SURGEM DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O TIPO DE COMBUSTÍVEL A SER USADO, O ÓLEO DIESEL S-50.

VEJAM ALGUMAS DICAS SOBRE O DIESEL S-50

1) O que é o DBTE?
Significa Diesel de Baixo Teor de Enxofre. Aqui no Brasil são dois os tipos que serão utilizados em veículos: o S-50 e o S-10. S= enxofre, 10 ou 50 ppm = partícula por milhão. Eles foram desenvolvidos para atender os limites de emissão, ou seja, vão diminuir a poluição atmosférica. Atualmente, o diesel vendido nos postos de combustíveis dos grandes centros é o S-500 e no interior, S-1800. Desde janeiro de 2012 o S50 entrou no mercado e, a partir de 2013, ele será substituído pelo S-10.
2) Por que ele entrou no mercado?
 Ele faz parte na nova fase do Proconve7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), P7, uma legislação similar à da Europa, a Euro 5, que estabelece limites de emissões mais rígidas para os veículos a diesel, com menor teor de enxofre (S).
3) Quando surgiu o Proconve?
 O Programa foi instituído em 1986 através da resolução do Conama- Conselho Nacional do Meio Ambiente- com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes dos veículos automotores e melhoria na qualidade dos combustíveis brasileiros. O Brasil foi o primeiro país a banir o chumbo da gasolina e se propôs a reduzir gradativamente o teor de enxofre existente na gasolina e no diesel.

4) Quais os níveis de emissões nesta fase P7?
A redução do material particulado (MP) é de 96,3% se comparada com o início do Proconve, há 26 anos. A nova legislação reduz 60% de óxido de nitrogênio e de 80% de MP.

5) Os veículos mais antigos podem ser abastecidos com o novo diesel, o S-50?
Sim. Mas antes alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo, a limpeza total do tanque. Como esse novo diesel se autocontamina muito rápido e fácil e, consequentemente, acumula muita água, maximizando a produção da borra, é recomendada a assepsia do tanque. É obrigatório efetuar uma limpeza do tanque de combustível e de sua linha, antes da introdução do novo biodiesel S-50. Mas atenção! Não utilizar água em hipótese alguma nessa limpeza, pois devido às características higroscópicas (capacidade de atrair água) desse novo produto, a água e umidade são os grandes inimigos que devem ser evitados a todo custo. Além disso, toda a linha de injeção de combustível no tanque deve ser limpa, incluindo a troca dos filtros.
6) O S-50 pode causar algum problema nos veículos fabricados antes de 2012?
 É difícil de prever, mas um componente que pode existir dentro de um tanque, pode reagir com componentes desse novo combustível e desencadear efeitos indesejáveis. Isso é mais provável de ocorrer nos veículos muito antigos, pois dentro desses tanques existem depósitos e formações de vários subprodutos. O novo diesel S-50 é muito melhor que o seu antecessor e vale a pena investir nesse novo combustível, porém é recomendável e, principalmente, para os veículos mais antigos, é essencial uma limpeza do tanque.
7) Os veículos novos podem ser abastecidos com o S-500 ou S-1800?
Só em caso de extrema emergência, onde não tenha nenhum posto que venda o combustível atual. Isso porque vai prejudicar o funcionamento do motor, além de ser proibido pela ANP – Agência Nacional de Petróleo. Recomendamos ao posto desconsiderar essa prática e só fazê-lo com solicitação escrita do usuário. Caso isso ocorra, o motorista deve reabastecer o mais rápido possível, mas antes é indicado esvaziar o tanque e fazer uma limpeza. O Limpa Tanque.

equipamento fabricado pela Metalsinter, realiza uma “hemodiálise” no combustível deixando-o sem risco de ocasionar uma contaminação.
Esses combustíveis provocam: aumento das emissões, entupimento do catalisador e filtro, aumento do consumo, redução da vida útil do motor, entre outros problemas.
8) Onde encontrar o novo combustível?

O S-50 vai estar em todo o país nos grandes centros urbanos, nos corredores rodoviários e, em locais mais afastados.
9) Os postos precisam de adaptação para receber com o novo diesel?
O S-50 precisa de uma armazenagem em tanque exclusivo, pois tem características diferentes do diesel atual. Os postos que já vendem diesel terão de fazer uma limpeza em toda a linha (tanque, filtro e bomba de diesel) para comercializar o S50. Os revendedores que quiserem trabalhar com os 2 tipos de diesel, poderão fazê-lo, desde que instalem tanque e linhas diferentes. Lembrando que nas novas adequações o ideal é utilizar tanques bi ou tri compartimentados para atender a vários combustíveis.
10) Por quanto tempo o S-50 pode ficar armazenado?
Pela ANP 30 dias, no máximo, mas a MS recomenda apenas 10 dias, sendo necessário movimentar / recircular o produto, pois a regra é parou - contaminou.
11) O filtro pode ser usado para qualquer tipo de diesel?
Sim, desde que estejam limpos e com os elementos filtrantes novos para não contaminar. A MS veio adequando os seus equipamentos para esses novos combustíveis e é necessário possuir, pelo menos, um filtro para cada tipo de diesel, ou seja, não se pode misturar dois tipos de combustíveis dentro de um mesmo equipamento.
12) O papelão filtrante é o mesmo utilizado no S-500?
Sim, mas já está no mercado, e comercializado pela Metalsinter, o papelão amarelo. Um elemento filtrante desenvolvido para reter mais água. Quando utilizado em conjunto, popularmente em forma de “sanduíche” com o branco, faz o trabalho de retenção de sólidos e líquidos.
 
13) O que é e como utilizar o ARLA-32?
O ARLA (Agente Redutor Líquido Automotivo) é um reagente líquido, de ureia técnica, que faz às vezes de um redutor dos níveis de emissões, através de um processo químico. O Número 32 corresponde à concentração da solução de 32,5% em água. Ele só pode ser utilizado nos veículos com a tecnologia SCR. Nesse caso, o sistema de sensores que mede a qualidade das emissões de gases do veículo vai alertar ao motorista que ele tem até 48 horas para abastecer o reservatório de ARLA 32, que é independente. Caso contrário, o veículo perderá potência.
14) O que é a tecnologia SCR?
 
É a que provoca menor nível de emissão dos motores. SCR Significa Selective Catalytic Reduction e, para eles, o ideal é o ARLA 32.
15) O ARLA-32 vai ser misturado ao diesel?
Não, ele não pode ser misturado ao diesel. Todos os veículos vão ter um tanque para o ARLA-32, separado, identificado e com tampa azul.
16) Quanto vai ser possível rodar com um tanque de ARLA-32?
O consumo é aproximadamente 5% do de diesel. O reabastecimento deve ser a cada 3 ou 4 tanques de diesel. Mas o painel do veículo irá informar a necessidade.
17) O ARLA-32 é igual a ureia comercializada no Brasil?
Não. Se ela for utilizada nos veículos, ao invés do ARLA-32, pode danificar o catalisador, e consequentemente, “pifar” o motor. O mercado está cheio de fornecedores, inclusive internacionais, do ARLA-32.
 

Obs: O processo de introdução do S-50 vai se dar quando o S-10 entrar no mercado, com agravantes. O mesmo processo vai acontecer quando o S-10
 entrar no mercado, pois é mais sensível ainda! É como se o S-50 fosse um projeto piloto que possibilitará um treino para o próximo ano!
PARA LEMBRAR:
S-50: utilização a partir de 1° de janeiro de 2012.
S-10: utilização a partir de 1° de janeiro de 2013, substituindo o S-50.
A partir de 1° de janeiro de 2014, todo Diesel S-1800 para uso rodoviário vai ser substituído pelo S-500.
Armazenar por apenas 30 dias o novo diesel, em tanques diferentes.
Não abastecer veículos novos com S-500 ou S-1800.
Não abastecer veículos antigos com S-50, sem efetuar a limpeza do tanque.
Tanques e filtros diferentes para diferentes combustíveis.

MOTOR CUMMINS ISF EURO V



MOTOR MWM MAXFORCE EURO V

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