quinta-feira, 1 de março de 2012

Marcopolo registra crescimento de 37% no último trimestre de 2011


Marcopolo registra crescimento de 37% no último trimestre de 2011   

Companhia prevê investir R$ 140 milhões com lucros de
R$
3,6 bilhões e produção de 32,5 mil carrocerias
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A encarroçadora de ônibus Marcopolo informou nesta terça-feira, dia 28 de fevereiro de 2012, que nos últimos três meses do ano passado teve crescimento de 37% em relação ao mesmo período de 2010. A receita líquida da fabricante nestes meses foi de R$ 113 milhões. A demanda por ônibus foi alta no final do ano passado por vários motivos. Entre eles a antecipação da renovação da frota por parte de alguns empresários que preferiram aproveitar os valores mais baixos dos veículos com tecnologia de redução de emissão de poluentes Euro III. A partir de janeiro só podem ser produzidos ônibus e caminhões com nova tecnologia, prevista pela fase P 7 do Proconve - Programa Nacional de Controle da Emissão de Poluição do Ar por Veículos Automotores - baseada nas normas Euro V. Os veículos com essa tecnologia são em média 10% mais caros, embora as fabricantes garantam que o consumo de combustível é proporcionalmente menor. Até o final de março, ainda podem ser comercializados ônibus e caminhões Euro III que estão em estoque. A geração de caixa pelo lucro, que se refere a entrada de recursos sem o desconto de impostos, juros, amortização (Ebitda) e depreciação somou R$ 141 milhões. Crescimento de 43,7% também em comparação ao mesmo período de 2010. A margem de lucro nestes últimos 04 meses passou de 11,6% para 14,9%. Também no quarto trimestre, a Marcopolo teve receita operacional líquida de R$ 948,7 milhões, crescimento de 12,4% sobre o mesmo intervalo de 2010. No ano passado, a empresa investiu R$ 74,7 milhões em bens de capital.
A receita foi de R$ 3,37 bilhões. O lucro líquido foi de R$ 344 milhões, alta de 16,3% sobre 2010. A receita operacional líquida da Marcopolo foi de R$ 3,368 bilhões, alta de 13,6% em relação a 2010. Em 2011, a Marcopolo produziu em todo o mundo 31 mil 526 ônibus, sendo 67% para o Brasil. E para 2012 as perspectivas são para maior produção. Em todo o mundo, a Marcopolo pretende fabricar cerca de 32,5 mil ônibus com receita de liquida consolidada prevista em R$ 3,6 bilhões. Os investimentos da empresa para este ano devem ser de R$ 140 milhões. Os modelos de maior venda da empresa são os rodoviários da Geração Sete - G7 - e o urbano Torino.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
FOTO:Modelo Torino foi um dos principais produtos vendidos pela Marcopolo, que no último trimestre de 2011 registrou alta de 37% no faturamento. Para 2012, a empresa prevê mais crescimento e produção de 32,5 mil carrocerias em todo o mundo. Foto: Adamo Bazani

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