O Senado aprovou nesta terça-feira, dia 16 de abril, o Estatuto da Juventude que amplia uma série de direitos para jovens com idades entre 15 e 29 anos.
Entre os benefícios que fazem parte do Estatuto está a obrigação das empresas de transportes rodoviários interestaduais cederem duas vagas gratuitas para os jovens com esta faixa etária que comprovarem renda familiar de até dois salários-mínimos. Além destes dois assentos, as empresas de ônibus serão obrigadas a oferecer mais dois lugares com 50% de desconto.
De acordo com a proposta aprovada pelo Senado, caso as companhias de transportes desrespeitarem a determinação, que ainda precisa ser regulamentada, serão multadas em até cem vezes o valor das duas passagens.
A medida causa polêmica em relação aos custos dos transportes.
As empresas de ônibus interestaduais dizem que já concedem uma série de benefícios e gratuidades, como para idosos, onde também há a obrigatoriedade de vagas gratuitas e em caso de esgotadas estas vagas, descontos nas passagens.
As companhias de ônibus dizem que o público incluído nesta faixa etária é grande, o que deve aumentar a procura pelos serviços gratuitos.
Não está descartada a possibilidade de as empresas repassarem pelo menos uma parte dos custos com estas gratuidades e descontos para passageiros pagantes, inclusive jovens que não se enquadram na faixa etária proposta.
Já os senadores que aprovaram o Estatuto, que estava em tramitação há cerca de dez anos, dizem que o objetivo é oferecer oportunidades de acesso a saúde, educação, transporte e lazer, inclusive viagens para cerca de 70 milhões de pessoas. A primeira proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados em outubro de 2011 e pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, há dois meses.
Além das passagens gratuitas, as casas de espetáculos, cinemas e eventos esportivos, com exceção da Copa do Mundo e das Olimpíadas, têm de oferecer uma reserva definida de assentos para pagamento de meia entrada.
O ponto considerado que representou o maior avanço no estatuto foi a ampliação de bolsas de estudos em instituições privadas e do financiamento estudantil.
A proposta ainda vai passar novamente pela Câmara dos Deputados.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
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quinta-feira, 18 de abril de 2013
Passagens de ônibus interestaduais gratuitas para jovens causa polêmica
ITAPEMIRIM LANÇA NOVA PADRONIZAÇÃO
Para marcar seus 60 anos de fundação, comemorados este ano, a Viação Itapemirim resolveu marcar a data, voltando no tempo.
Uma parte de sua frota começa a rodar, a partir desta semana, com uma nova pintura que reproduz em detalhes os modelos antigos de maior sucesso da empresa.
Com reprodução de uma carroceria de 1966 e design arrojado para a época, o ônibus rodava na BR-101, entre Rio de Janeiro e Vitória, então recém-asfaltada.
“O projeto prevê que sejam reproduzidos outros modelos, que mostrem os ônibus de décadas passadas e que irão rodar pelo Brasil”, explica Delamar da Cruz, gestor de Comunicação da Itapemirim. “Esses mesmos modelos estão sendo recriados em miniatura para colecionadores, com o apoio de busólogos, como forma de recontar a história da Viação e marcar esta data tão importante para a empresa e seus clientes”.
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Entre os próximos modelos a serem reproduzidos estão os clássicos Ciferal, Tribus (o primeiro ônibus de três eixos fabricado no país e de grande repercussão quando de seu lançamento na década de 1980 por revolucionar o transporte brasileiro) e o Rodonave (serviço leito de muito sucesso entre os clientes até hoje).
Assessoria de Imprensa Itapemirim. ![]()
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Ônibus relembram pintura tradicional da Itapemirim em comemoração aos 60 anos da empresa
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DIMINUI EMPLACAMENTOS DE ÔNIBUS
Não foi uma pisada no freio, foi apenas uma desacelerada.
É assim que o mercado de ônibus encara os números de emplacamentos de veículos de transportes coletivos, divulgados nesta terça-feira pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
Na primeira quinzena de abril, foram emplacados 1 mil 558 ônibus. O número é 11,98% menor que a primeira quinzena de março, mas 10,97% maior que a primeira quinzena de abril do ano passado.
No acumulado deste ano, segundo a Fenabrave, foram emplacados 9 mil 839 ônibus. Baixa de 0,43% em comparação ao acumulado de janeiro a primeira quinzena de abril de 2012, quando foram vendidos 9 mil 881 unidades.
Os números não são vistos com pessimismo. Além de a queda ter sido baixa, ainda é comparada ao período quando algumas empresas emplacavam ônibus com tecnologia Euro III, mais barata e cujas últimas unidades tiveram grande procura antes da entrada da tecnologia de restrição à poluição, Euro V, mais moderna.
Assim, se no acumulado as fabricantes de ônibus venderam menos em relação a 2012, neste ano elas venderam ônibus mais caros, com a nova tecnologia.
Entre todos os veículos, incluindo motos, carros de passeio, comerciais leves, caminhões, implementos rodoviários e ônibus, as fabricantes e revendedoras comemoram números positivos.
Na primeira quinzena de abril, foram emplacados 247 mil 829 veículos. O número é 9,43% maior em relação à primeira quinzena de março e 11,21% na comparação com a primeira metade de abril do ano passado.
No acumulado do ano, foram emplacados 1 milhão 468 mil 514 veículos. Queda de 3,25% em comparação a 1 milhão 517 mil 827 veículos comercializados no mesmo período de 2012.
MERCEDES SE AFASTA DE MAN:
Entre as marcas de ônibus mais emplacadas do mercado, depois de um mês de março no qual a segunda colocada, Volkswagen/MAN, encostou na Mercedes Benz, a primeira colocada conseguiu ampliar a vantagem na primeira metade em abril.
Confira os emplacamentos acumulados no ano, de janeiro a primeira quinzena de abril, e a participação de mercado das principais marcas de ônibus:
1º) MERCEDES BENZ: 3 mil 723 unidades – 37,84% de participação no mercado.
2º) Volkswagen/MAN: 2 mil 890 unidades – 29,37% de participação no mercado.
3º) Marcopolo / Volare: 2 mil 007 unidades – 20,40% de participação no mercado.
4º) Volvo: 418 unidades – 4,25% de participação no mercado.
5º) Iveco: 354 unidades – 3,60% de participação no mercado.
6º) Scania: 218 unidades – 2,23% de participação no mercado.
7º) Agrale: 179 unidades – 1,82% de participação no mercado.
O mercado de ônibus desenha um cenário positivo para este ano. A preparação das cidades para a Copa do Mundo, o que vai exigir sistemas de mobilidade mais modernos e ônibus mais novos, programas do governo, como o Caminho da Escola, responsável pela compra de grandes lotes de ônibus escolares, licitações e a renovação habitual das empresas são alguns dos fatores que devem aquecer as vendas.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
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Mesmo com pequena baixa em relação ao ano passado no acumulado de vendas entre janeiro e abril, mercado de ônibus está otimista. Mercedes Benz mantém a liderança e amplia vantagem sobre MAN/Volkswagen. Foto: Adamo Bazani
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SUPERARTICULADOS NAS RUAS DE SÃO PAULO
Com carroçaria Millenium BRT da Caio e piso baixo, novo ônibus articulado destaca-se pela alta capacidade de transporte: são 58 passageiros sentados e 112 em pé
“Superarticulado” com 4 eixos, sendo o último eixo direcional, permite a montagem de carroçarias de até 23 metros, que lhe confere capacidade para transportar mais de 200 passageiros
Mercedes-Benz oferece quatro modelos de ônibus articulados especialmente para uso em corredores exclusivos e sistema BRT
Os ônibus urbanos “Superarticulados” Mercedes-Benz O 500 UDA “low entry”, de piso baixo e alta capacidade de transporte de passageiros, entram em circulação, a partir dessa semana, nos corredores da cidade de São Paulo. A VIP Transporte Urbano Ltda. colocou em operação 30 unidades deste modelo para atuar em corredores das Zonas Leste e Sul, como Estrada do M’Boi Mirim e avenidas Santo Amaro, Nove de Julho e Ibirapuera.
“Nossa intenção é ter um total de 70 veículos ‘Superarticulados’ O 500 UDA da Mercedes-Benz em operação em nossa empresa até o fim desse ano”, informa Carlos de Abreu, presidente do Grupo VIP.
Os 30 ônibus “Superarticulados” adquiridos pela VIP receberam carroçaria Millenium BRT da Caio. Com 23 metros de comprimento, cada veículo tem capacidade para 58 passageiros sentados e 112 em pé, contando com maior espaço entre os assentos e áreas para cadeiras de rodas e cão guia.
“Estamos muito satisfeitos com o início das operações dos ônibus Mercedes-Benz ‘Superarticulados’ na cidade de São Paulo. Esses veículos contribuem muito para a melhoria do transporte público, conquistando assim a satisfação dos usuários”, afirma Gustavo Nogueira, gerente da área Sistemas de Transporte (BRT) da Mercedes-Benz do Brasil. “Eles ainda proporcionam maior conforto e produtividade para os motoristas e garantem a rentabilidade operacional para as empresas”.
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Capacidade para mais de 200 passageiro
O chassi O 500 UDA “low entry” foi lançado no mercado juntamente com o O 500 MDA de piso normal. A grande novidade desseS “Superarticulados” são seus 4 eixos, sendo o último eixo na parte traseira direcional, o que possibilita a instalação de carroçarias de até 23 metros, para o transporte de mais de 200 passageiros no modelo O500 MDA, dependendo da configuração interna do ônibus.
Estes veículos trazem novas soluções para o segmento de alta capacidade de transporte de passageiros, como os corredores exclusivos e especialmente o sistema BRT (Bus Rapid Transit), que vem ganhando espaço no Brasil, principalmente nas cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Outro importante diferencial desses veículos é que eles são operacionalmente rentáveis durante todo o período de sua utilização e não apenas nos horários de pico, aumentando assim as vantagens para os operadores, gestores e planejadores dos sistemas de transporte urbano de passageiros.
Mercedes-Benz amplia a oferta de ônibus articulados
Com os “Superarticulados”, a Mercedes-Benz amplia o leque de opções para seus clientes. Às já conhecidas versões O 500 MA e UA “low entry”, a marca agrega os modelos O 500 MDA e UDA “low entry”.
Todos os modelos da atual linha O 500 de articulados se destacam pela avançada e exclusiva tecnologia BlueTec 5 e por motores mais econômicos e ecológicos. Além de reduzir drasticamente as emissões, o BlueTec 5 proporciona menor custo operacional, com redução no consumo de combustível, maiores intervalos de troca de óleo e de manutenção, excelente desempenho, eficácia e confiabilidade.
Os modelos O 500 UA e UDA (de piso baixo) são indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os O 500 MA e MDA, com piso normal, são mais adequados para corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas. Todos os chassis articulados Mercedes-Benz são indicados para BRT e corredores exclusivos, ficando a cargo dos gestores e operadores a escolha do modelo que melhor atenda ao dimensionamento da capacidade do seu sistema de transporte.
4º eixo direcional amplia o conforto e dirigibilidade
Destaque dos chassis O 500 UDA e O 500 MDA é o último eixo traseiro móvel, com suspensão independente. Instalado atrás do eixo de tração, ele reduz o arraste, melhora as manobras e evita o desgaste dos pneus.
Com esse eixo direcional, o raio de giro é reduzido. Isso proporciona maior facilidade de operação nas estações e terminais de passageiros, garantindo com isso uma pequena distância entre o veículo e a plataforma em qualquer situação. Os planejadores dos Sistemas BRT também são beneficiados com o 4º eixo direcional, pois eles passam a ter mais possibilidades nos projetos de terminais e estações dos sistemas.
A padronização de frota com chassis articulados O 500 da Mercedes-Benz traz mais benefícios para os clientes. Favorece, por exemplo, a intercambiabilidade de peças, os trabalhos de manutenção e o treinamento de motoristas e mecânicos. Com exceção do eixo traseiro direcional, todos os demais componentes do MDA e UDA são os mesmos do MA e UA
Assessoria de Imprensa Mercedes Benz
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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
TJ DECIDE PELA CONTINUIDADE DE LICITAÇÃO DE CORREDORES DE ÔNIBUS
Uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo possibilitou a continuidade da concorrência de pré-qualificação para as obras dos corredores de ônibus metropolitanos “Guarulhos – Itapevi”, “BRT Perimetral Leste” e “Corredor Itapevi – São Paulo”, na região metropolitana de São Paulo, e do Corredor Noroeste, que vai atender Campinas e municípios vizinhos.
A concorrência estava parada por causa de uma outra decisão judicial, de dezembro do ano passado, que atendia mandado de segurança movido pela Construtora Ferreira Guedes S.A. e CETENCO Engenharia S.A.
A Justiça suspendeu os efeitos da liminar favorável ao pedido das duas empresas.
Elas contestavam, entre outros aspectos, o modelo de concorrência.
A pré-qualificação proposta pela EMTU envolvia numa única concorrência todas as obras. Segundo alegação da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, a pré-qualificação permitirá que as empresas selecionadas possam se programar para a licitação da execução das obras. A EMTU diz que a fase de pré-qualificação também possibilita que empresas mais capacitadas participem e que a qualidade das propostas seja maior.
Com a decisão da Justiça, está mantida a data de 07 de março para a entrega da documentação técnica, jurídica e econômico-financeira das empresas interessadas.
CORREDOR ABD:
Já no Corredor ABD, que liga as zonas Leste e Sul de São Paulo por municípios do ABC Paulista, os serviços das linhas que passam sobre a ponte Antônio Cardoso, na Avenida dos Estados, em Santo André, que afundou por causa da chuva e falta de manutenção, voltam a operar parcialmente.
Segundo nota da Metra:
“Os ônibus intermunicipais que circulam pela ponte da Avenida dos Estados, em Santo André, voltam a operar no itinerário normal. A partir desta terça-feira, dia 26 de fevereiro, as linhas 285 (São Mateus – Ferrazópolis) e 284M (São Mateus - Shop. Metrópole) voltam a funcionar parcialmente, com veículos a diesel e nos horários normais. A nova proposta de trajeto – pela mão contrária da ponte - dispensa a necessidade de fazer transferência no Terminal Santo André Oeste, o que ocorreu na semana passada.
A medida fez parte de um esforço conjunto entre Prefeitura de Santo André, EMTU/SP e a concessionária Metra. A via está interditada desde o dia 14, após parte de o asfalto ceder em decorrência das fortes chuvas que ocorreram na cidade. Já a linha 487 (Sônia Maria - Parada Santa Tereza) continua paralisada temporariamente”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
POR CANAL DO ÔNIBUS
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VOLARE INAUGURA CENTRO DE OPERAÇÕES
Nesta segunda-feira, dia 25 de fevereiro de 2013, além de apresentar a linha 2013, com os modelos novos W6, W7 e WL, e da reformulação do DW9, com mecânica Mercedes Benz, a Volare, fabricante de ônibus integrais leves da Marcopolo, inaugurou o novo Centro de Operações.
O espaço, de 8 mil metros quadrados, fica na Via Anchieta, no bairro do Sacomã, zona Sul da Capital Paulista, perto da região do ABC. Com o novo centro, a Volare quer alcançar diversos objetivos.
O principal deles é criar um novo conceito de atendimento e relacionamento com o cliente e a rede de concessionários da marca.
O espaço vai ser um laboratório de novos projetos que visam padronizar e aperfeiçoar as operações técnicas e financeiras da Volare.
Haverá uma concessionária-modelo que vai servir de exemplo para toda a rede, que conta com 85 concessionárias no Brasil e 15 representantes no exterior.
“Com isso, a Volare vai oferecer um modelo de atendimento unificado. O Centro de Operações vai atuar em parceria com as concessionárias da Grande São Paulo” – disse Milton Susin, diretor da Volare ao explicar que o objetivo não é concorrer com as concessionárias Volare da Região Metropolitana, que hje tem duas representantes, a Golden Brasil e a ViaSP.
O espaço também conta com centro de treinamento e formação de profissionais da rede e escritório para vendas a empresas e grandes frotistas. “Com este centro de operações, ganhamos em espaço e tempo.
Precisamos estar mais próximos do cliente, que não pode perder tempo em grandes deslocamentos para fazer um reparo, serviço e contar com uma peça nova . Assim, estamos localizados num ponto estratégico não só para São Paulo e para o ABC Paulista, mas para todo o País. Hoje 71% das empresas que possuem ônibus da Volare têm entre 1 e 12 veículos, muitas vezes com o dono sendo motorista.
Este empreendedor não pode perder tempo com ônibus parado e esperando por peças. Daí, este centro entre São Paulo e São Bernardo do Campo é essencial” – disse Rodrigo Bisi, coordenador de estratégia da Volare, que foi o responsável pelo projeto e implantação do espaço.
O local vai contar com oficinas modernas e abriga o novo centro de distribuição da marca para todo o Brasil, cerca de duas vezes e meia maior que o centro de Guarulhos.
“Vamos ter diversos cursos inicialmente voltados para representantes da Volare. Haverá Academia de Gestão e Vendas, Academia Técnica e inclusive para Governo, com o objetivo de preparar nossos representantes para participarem de licitações, um mercado significativo para ônibus deste porte” – explica Rodrigo Bisi.
Além de melhorar o atendimento, no investimento em pós venda, a localização do centro é estratégica para uma necessidade comercial da Volare: ampliar sua participação em São Paulo, o maior mercado de ônibus do Brasil.
“Enquanto no Brasil, nossa participação nas categorias de ônibus feitas pela Volare é de mais de 60%, em São Paulo, esse número reduz para 25%. Vemos este centro como estratégico para atender essa demanda exigente em São Paulo. Nosso objetivo é aumentar a participação da Volare também no segmento urbano, que hoje representa 14% de nossa movimentação de vendas” – disse Milton Susin, diretor da Volare.
Ele também explicou que com os novos projetos de BRT (Bus Rapid Transit), que são modernos corredores de ônibus de maior capacidade e com a expansão dos serviços metroferroviários, a presença do micro-ônibus deve ser maior nas cidades para servir às linhas alimentadoras destes sistemas troncais. “Em vez de ônibus convencionais nos bairros indo até o centro da cidade, haverá mais ônibus pequenos nestes lugares levando as pessoas até as estações de ônibus articulados e biarticulados e do metrô” – complementa.
Ao conquistar São Paulo, a Volare deve aumentar sua importância geral no mercado e ampliar a liderança que já possui no segmento.
No ano passado, a empresa vendeu 5 mil 200 unidades de ônibus leves.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
POR CANAL DO ÔNIBUS EM 26.02.13
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terça-feira, 13 de novembro de 2012
VOLARE LANÇA DOIS MINIÔNIBUS DESENVOLVIDOS PARA O SEGMENTO DE SEGURANÇA PÚBLICA

A Volare, unidade de negócios da Marcopolo S.A., colocou no mercado um miniônibus destinados a serviços de segurança, para Segurança Pública e Corporativa. A fabricante lançou o Volare V8 Escolta, desenvolvido para o transporte de apenados em audiências e transferências, e o veículo W9 Fly, utilizado como delegacia policial móvel.
Desenvolvido especialmente para a locomoção no sistema carcerário, o Volare V8 pode transportar 16 detentos e sete acompanhantes (policiais), além do motorista. O veículo tem interior dividido em dois ambientes. A parte da frente é dedicada ao motorista e possui compartimento intermediário que leva a escolta. Na traseira, espaço para cela para o transporte dos detentos, com dois habitáculos. Cada um tem capacidade para transportar oito apenados e são separados por uma parede em chapa de aço, criando ambientes totalmente isolados. O fechamento é feito externamente por uma porta em duas folhas na parte traseira.
“Para aumentar a segurança e a fiscalização, os dois ambientes são monitorados on line por GPS e por meio do 3G. O veículo dispõe ainda de equipamento de filmagem interna e externa com áudio, sistema de gravação e sinalização usual de última geração de LED”, explica Milton Susin, diretor-executivo da Volare.
O Volare Segurança Penitenciária possui ainda protetor quebra-mato, sistema de ar-condicionado para ambos os ambientes, sinalizador acústico e visual indicando a abertura da porta de segurança da cela, console porta-arma e rádio transceptor móvel. Equipado com motorização Cummins ISF 3.8 Euro V, com 152 cv de potência e torque de 450 Nm, a 1.500 rpm, o modelo V8 tem câmbio EATON de 5 marchas, eixo DANA M284, direção hidráulica e suspensão dianteira e traseira interligada por mola parabólica e amortecedores telescópicos de dupla ação.
Miniônibus Delegacia Móvel
Reconhecida por ser uma das fabricantes que mais apresentam inovações no mercado, a Volare desenvolveu o modelo W9 Fly Delegacia Móvel especialmente para atender o Comando da Polícia Rodoviária Federal. O veículo possui sala de reuniões e monitoramento, câmera de vigilância de 360 graus com mastro de nove metros de altura, cama para repouso, banheiro e itens tecnológicos que possibilitam que o trabalho da Polícia Rodoviária Federal seja realizado in loco, como uma delegacia itinerante.
O Volare W9 Fly será utilizado como equipamento auxiliar em operações policiais em locais estratégicos para fiscalização e combate ao crime. Disponível para central de inteligência em grandes eventos e em rodovias, o miniônibus Delegacia Móvel tem motor MWM Maxxforce 4.8 Euro V, com 165 cv de potência e torque de 600 Nm.
“Para nós é muito importante poder desenvolver e atender as necessidades das Forças Armadas. Nos últimos anos, apresentamos diversos modelos destinados ao policiamento, com destaque para o Volare Escolta e Transporte de Detentos”, relata o executivo.
Para melhor atender a comunidade, o Volare Delegacia Móvel possui guichês, cada um com cadeiras de espera, computador portátil com gravador de DVD, rádio transceptor VHF, sistema de internet sem fio (Wireless), impressora a laser multifuncional e circuito elétrico de 127/220V. O veículo conta ainda com sistema de abastecimento de água com 100 litros, banheiro, três TV de LED LCD com 32 polegadas e sistema HDTV, frigobar, bebedouro, cafeteira expressa, aparelho de DVD player, dois telefones com armazenamento na memória de 64 ligações de entrada e de saída, câmeras com imagem em cores com tecnologia digital CCD (Change Coupled Device).
Com 9.040 mm de comprimento, o Volare W9 Fly possui porta pantográfica localizada atrás do eixo dianteiro, tacógrafo, break light na traseira, itinerário eletrônico, faróis auxiliares de neblina, caixa de ferramentas, para-brisa laminado verde, desembaçador, vidros colados, saídas de emergência nas janelas, incluindo uma no teto, e parede total de separação entre o motorista e o salão de passageiros.
O veículo conta ainda com poltrona do motorista e auxiliar com amortecimento hidráulico, porta-copos individual, cortinas, sistema de ar-condicionado, rebocador na dianteira e na traseira, tomada para carregar aparelho celular, rádio CD com AM/FM e MP3, sistema de câmeras para visualização de marcha à ré e alarme. Externamente possui toldo retrátil na lateral direita com cinco metros de comprimento e dois metros de largura e sirene eletrônica com megafone.
Credito da foto: Diessica Andrade
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