QUANDO SE FALA NOS VEICULOS COM MOTORIZAÇÃO EURO V, LOGO SURGEM DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O
TIPO DE COMBUSTÍVEL A SER USADO, O ÓLEO DIESEL S-50.
VEJAM ALGUMAS DICAS SOBRE O DIESEL S-50
1) O que é o DBTE?
Significa Diesel de Baixo Teor
de Enxofre. Aqui no Brasil são dois os tipos que serão utilizados em veículos:
o S-50 e o S-10. S= enxofre, 10 ou 50 ppm = partícula por milhão. Eles foram
desenvolvidos para atender os limites de emissão, ou seja, vão diminuir a
poluição atmosférica. Atualmente, o diesel vendido nos postos de combustíveis
dos grandes centros é o S-500 e no interior, S-1800. Desde janeiro de 2012 o
S50 entrou no mercado e, a partir de 2013, ele será substituído pelo S-10.
2) Por que ele entrou no
mercado?
Ele faz parte na nova fase do
Proconve7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores),
P7, uma legislação similar à da Europa, a Euro 5, que estabelece limites de
emissões mais rígidas para os veículos a diesel, com menor teor de enxofre (S).
3) Quando surgiu o Proconve?
O Programa foi instituído em
1986 através da resolução do Conama- Conselho Nacional do Meio Ambiente- com o
objetivo de reduzir a emissão de poluentes dos veículos automotores e melhoria
na qualidade dos combustíveis brasileiros. O Brasil foi o primeiro país a banir
o chumbo da gasolina e se propôs a reduzir gradativamente o teor de enxofre
existente na gasolina e no diesel.
4) Quais os níveis de
emissões nesta fase P7?
A redução do material
particulado (MP) é de 96,3% se comparada com o início do Proconve, há 26 anos.
A nova legislação reduz 60% de óxido de nitrogênio e de 80% de MP.
5) Os
veículos mais antigos podem ser abastecidos com o novo diesel, o S-50?
Sim. Mas antes
alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo, a limpeza total do tanque.
Como esse novo diesel se autocontamina muito rápido e fácil e,
consequentemente, acumula muita água, maximizando a produção da borra, é
recomendada a assepsia do tanque. É obrigatório efetuar uma limpeza do tanque
de combustível e de sua linha, antes da introdução do novo biodiesel S-50. Mas
atenção! Não utilizar água em hipótese alguma nessa limpeza, pois devido às
características higroscópicas (capacidade de atrair água) desse novo
produto, a água e umidade são os grandes inimigos que devem ser evitados a todo
custo. Além disso, toda a linha de injeção de combustível no tanque deve ser
limpa, incluindo a troca dos filtros.
6) O S-50
pode causar algum problema nos veículos fabricados antes de 2012?
É difícil de
prever, mas um componente que pode existir dentro de um tanque, pode reagir com
componentes desse novo combustível e desencadear efeitos indesejáveis. Isso é
mais provável de ocorrer nos veículos muito antigos, pois dentro desses tanques
existem depósitos e formações de vários subprodutos. O novo diesel S-50 é muito
melhor que o seu antecessor e vale a pena investir nesse novo combustível,
porém é recomendável e, principalmente, para os veículos mais antigos, é
essencial uma limpeza do tanque.
7) Os veículos
novos podem ser abastecidos com o S-500 ou S-1800?
Só em caso de
extrema emergência, onde não tenha nenhum posto que venda o combustível atual.
Isso porque vai prejudicar o funcionamento do motor, além de ser proibido pela
ANP – Agência Nacional de Petróleo. Recomendamos ao posto desconsiderar essa
prática e só fazê-lo com solicitação escrita do usuário. Caso isso ocorra, o
motorista deve reabastecer o mais rápido possível, mas antes é indicado
esvaziar o tanque e fazer uma limpeza. O Limpa Tanque.
equipamento fabricado pela Metalsinter, realiza uma
“hemodiálise” no combustível deixando-o sem risco de ocasionar uma
contaminação.
Esses
combustíveis provocam: aumento das emissões, entupimento do catalisador e
filtro, aumento do consumo, redução da vida útil do motor, entre outros
problemas.
8) Onde
encontrar o novo combustível?
O S-50 vai
estar em todo o país nos grandes centros urbanos, nos corredores rodoviários e,
em locais mais afastados.
9) Os
postos precisam de adaptação para receber com o novo diesel?
O S-50 precisa
de uma armazenagem em tanque exclusivo, pois tem características diferentes do
diesel atual. Os postos que já vendem diesel terão de fazer uma limpeza em toda
a linha (tanque, filtro e bomba de diesel) para comercializar o S50. Os
revendedores que quiserem trabalhar com os 2 tipos de diesel, poderão fazê-lo,
desde que instalem tanque e linhas diferentes. Lembrando que nas novas
adequações o ideal é utilizar tanques bi ou tri compartimentados para atender a
vários combustíveis.
10) Por
quanto tempo o S-50 pode ficar armazenado?
Pela ANP 30
dias, no máximo, mas a MS recomenda apenas 10 dias, sendo necessário
movimentar / recircular o produto, pois a regra é parou - contaminou.
11) O
filtro pode ser usado para qualquer tipo de diesel?
Sim, desde que
estejam limpos e com os elementos filtrantes novos para não contaminar. A MS
veio adequando os seus equipamentos para esses novos combustíveis e é
necessário possuir, pelo menos, um filtro para cada tipo de diesel, ou seja,
não se pode misturar dois tipos de combustíveis dentro de um mesmo equipamento.
12) O
papelão filtrante é o mesmo utilizado no S-500?
Sim, mas já
está no mercado, e comercializado pela Metalsinter, o papelão amarelo.
Um elemento filtrante desenvolvido para reter mais água. Quando utilizado em
conjunto, popularmente em forma de “sanduíche” com o branco, faz o trabalho de
retenção de sólidos e líquidos.
13) O que é e como utilizar o ARLA-32?
O ARLA (Agente
Redutor Líquido Automotivo) é um reagente líquido, de ureia técnica, que faz às
vezes de um redutor dos níveis de emissões, através de um processo químico. O
Número 32 corresponde à concentração da solução de 32,5% em água. Ele só pode
ser utilizado nos veículos com a tecnologia SCR. Nesse caso, o sistema de
sensores que mede a qualidade das emissões de gases do veículo vai alertar ao
motorista que ele tem até 48 horas para abastecer o reservatório de ARLA 32,
que é independente. Caso contrário, o veículo perderá potência.
14) O que é
a tecnologia SCR?
É a que
provoca menor nível de emissão dos motores. SCR Significa Selective
Catalytic Reduction e, para eles, o ideal é o ARLA 32.
15) O
ARLA-32 vai ser misturado ao diesel?
Não, ele não
pode ser misturado ao diesel. Todos os veículos vão ter um tanque para o
ARLA-32, separado, identificado e com tampa azul.
16) Quanto
vai ser possível rodar com um tanque de ARLA-32?
O consumo é
aproximadamente 5% do de diesel. O reabastecimento deve ser a cada 3 ou 4
tanques de diesel. Mas o painel do veículo irá informar a necessidade.
17) O
ARLA-32 é igual a ureia comercializada no Brasil?
Não. Se ela
for utilizada nos veículos, ao invés do ARLA-32, pode danificar o catalisador,
e consequentemente, “pifar” o motor. O mercado está cheio de fornecedores,
inclusive internacionais, do ARLA-32.
Obs: O
processo de introdução do S-50 vai se dar quando o S-10 entrar no mercado, com
agravantes. O mesmo processo vai acontecer quando o S-10
entrar no mercado, pois é mais sensível ainda! É como
se o S-50 fosse um projeto piloto que possibilitará um treino para o próximo
ano!
PARA
LEMBRAR:
S-50:
utilização a partir de 1° de janeiro de 2012.
S-10:
utilização a partir de 1° de janeiro de 2013, substituindo o S-50.
A partir de 1°
de janeiro de 2014, todo Diesel S-1800 para uso rodoviário vai ser substituído
pelo S-500.
Armazenar por
apenas 30 dias o novo diesel, em tanques diferentes.
Não abastecer
veículos novos com S-500 ou S-1800.
Não abastecer
veículos antigos com S-50, sem efetuar a limpeza do tanque.
Tanques
e filtros diferentes para diferentes combustíveis.
MOTOR CUMMINS ISF EURO V
MOTOR MWM MAXFORCE EURO V