quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

EMPLACAMENTO ALUGUEL:MISSÃO IMPOSSÍVEL!

Há um bom tempo que o DETRAN vem exigindo para emplacar um Microonibus ou Van na categoria aluguel(placa vermelha), que o proprietário do veiculo apresente um "OFÍCIO" fornecido pel AGERBA, autorizando o referido emplacamento. Ora, entendemos que dentre as atribuições dessa AGÊNCIA REGULADORA, está a de fiscalização da execução do serviço de transportes, e não proibir que o cidadão emplaque seu veiculo como aluguel.Ela tem o direito de exercer seu poder fiscalizador e controlador na execução do serviço, porém o cidadão tem o direito de se habilitar a prestar serviços de transporte autônomo com seu veiculo nas áreas de turismo e fretamento, e assim prover o sustento de sua familia. Entendo que dessa forma, a referida Agência Reguladora, fere Preceitos Constitucionais e Principios Fundamentais da Ordem Econômica como o da Livre Iniciativa e Valorização do Trabalho Humano. O Sr. Diretor da AGERBA deve, portanto, rever suas decisões, permitindo assim que essas pessoas possam trabalhar, e, por conseguinte, proporcionar vida digna à sua família,além da geração de outros empregos.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ÔNIBUS URBANO MOVIDO A ETANOL

Atualmente se buscam alternativas que reduzam a emissão de poluentes. Hoje, está em evidência a NORMA EURO V, CONAMA PROCONVE P7, a qual prevê uma redução significativa na emissão dos gases poluentes decorrentes da queima dos motores. Com essa NORMA, o nosso conhecido óleo diesel, teve que passar por um processo de redução considerável de partículas de enxofre, caindo de 500ppm(diesel S-500) para 50ppm(diesel S-50). Diante da necessidade de poluir menos, buscam-se opções de combustíveis alternativos ao petróleo. A montadora gaúcha AGRALE há um tempo atrás, lançou um chassis com motor CUMMINS movido a gás natural. eM 2011 a SCANIA produziu o chassis K-270 movido a ETANOL. Tudo isso visando oferecer ao mercado opções e condições de poluir menos. No último dia 20 de janeiro, foram apresentados pela Transportes Urbanos Piratininga em São Paulo, mais 10 ônibus urbanos com carroceria CAIO MILLENIUM III,encarroçados no chassis SCANIA K-270, com três eixos, sendo o último direcional, o qual se move obedecendo o comando do 1ºeixo, para ajudar nas curva e manobras mais fechadas, já que esse veiculo possui 15 metros de comprimento. Já existem muitos desses veiculos trafegandoem São Paulo.
O veiculo atende às normas de acessibilidade e segurança previstas na legislação,com excelente espaço interno. São novas tecnologias surgindo em favor do meio ambiente e de um desenvolvimento sustetável.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SALVADOR, DO METRÔ, BRT, VLT OU TREM VOADOR!!

A CADA DIA O SOTEROPOLITANO VIVENCIA NOVAS PROMESSAS COM RELAÇÃO AO MODAL URBANO DE SALVADOR. UM METRÔ CUJA CONSTRUÇÃO SE ARRASTA HÁ MUITOS ANOS.. UMA VIA EXPRESSA CUJO TÚNEL CONSTRUIDO PERDEU A DIREÇÃO E NÃO COINCIDIU COM O VIADUTO.. A RÓTULA DO ABACAXI, AH! AGORA REALMENTE É UM ABACAXI.. E NESSA OBRA OS ENGENHEIROS DO ESTADO E DNITT NÃO QUISERAM OUVIR A OPNIÃO DOS ENGENHEIROS DA PREFEITURA, OS QUAIS CONHECEM BEM OS PROBLEMAS DO TRÂNSITO DA CAPITAL. HOJE VIVEMOS UM VERDADEIRO CAOS NO TRÂNSITO, COM CONGESTIONAMENTOS INTERMINÁVEIS, PROVANDO QUE NÃO ERAM OS CAMINHÕES MÉDIOS QUE PROVOCAVAM ISSO, E SIM, A AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO URBANA. .. E OS BURACOS, NEM PRECISA FALAR... A CIDADE ESTÁ BOA PARA QUEM VENDE PNEUS, AMORTECEDORES, SERVIÇO DE ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO ETC. NOSSO PREFEITO CHORÃO DEIXOU SALVADOR À TÔA! O SECRETÁRIO JOÃO LEÃO FALA EM TREM AÉREO..(???). VIXEMARIA, QUE IDÉIA DA GÔTA!! QUE COISA INCONCEBÍVEL!! QUANDO ELE FOI GESTOR EM LAURO DE FREITAS ATÉ QUE FEZ UM BOM TRABALHO.. COMO PARLAMENTAR ATÉ QUE FOI BEM!! MAS EM SALVADOR FOI CONTAMINADO PELOS COLEGAS DE GESTÃO NAS ESFERAS ESTADUAL E MUNICIPAL COM UM VÍRUS DIFICIL DE CURAR(INCAPACITY ADMINISTRATIO SOTERÓPOLIS AGUDIS).

AGERBA FAZ LICITAÇÃO PARA TRANSPORTE ALTERNATIVO

A AGERBA EFETUOU LICITAÇÃO PARA O TRANSPORTE ALTERNATIVO NA REGIÃO DE SANTO ESTEVÃO. ESSA MEDIDA FAZ PARTE DO PROGRAMA DE LEGALIZAÇÃO DO TRANSPORTE COMPLEMENTAR EM TODO O ESTADO DA BAHIA, POIS A AHENCIA REGULADORA PRETENDE INTENSIFICAR A FISCALIZAÇÃO NO SENTIDO DE COBRAR DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS UM SERVIÇO EFICIENTE PARA A COLETIVIDADE.

MOTORES EURO V E O DIESEL S-50

ESTÃO CHEGANDO OS VEICULOS EQUIPADOS COM MOTORIZAÇÃO EURO V,POR DETERMINAÇÃO DE NORMA VIGENTE DESDE 01.01.2012, E ESSES MOTORES SOPODERÃO UTILIZAR O DIESEL COM 50 PARTICULAS DE ENXOFRE(DIESEL S-50). O GRANDE PROBLEMA É QUE A PETROBRÁS DISPONIBILIZA O ÓLEO ESSE NOVO OCMBUSTÍVEL SOMENTE EM 03 POSTOS DE ABASTECIMENTO EM SALVADOR. ´FICA A PERGUNTA: SERÁ QUE TEREMOS ABASTECIMENTO SUFICIENTE NO INTERIOR DO ESTADO?? IMAGINEM QUE UM ESTADO COMO SERGIPE, ATÉ ENTÃO SÓ EXISTEM 04 POSTOS. SE FOSSE VENDIDO HOJE 50% DOS VEICULOS PRODUZIDOS, COMO FICARIA O ABASTECIMENTO?? ALÉM DISSO, ALGUNS MOTORES VIRÃO COM O SISTEMA DE REDUÇÃO CATALÍTICA, TERÃO QUE USAR O ARLA 32(AGENTE REDUTOR LIQUIDO AUTOMOTIVO 32), MAS ATÉ ENTÃO NÃO O ENCONTREI EM NENHUM POSTO DE ABSTECIMENTO. COMO SEMPRE NO BRASIL, AS COISAS SÃO RESOLVIDAS DE ÚLTIMA HORA.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

VEICULOS EURO III À VENDA

A REDE DE DISTRIBUIDORES VOLARE DISPÕE DE VEICULOS 2011 ZERO KM COM MOTORIZAÇÃO EURO III. É O CHAMADO ESTOQUE DE PASSAGEM. VEICULOS FABRICADOS EM 2011 ATENDENDO AS ESPECIFICAÇÕES EURO III, OS QUAIS AINDA PODERÃO SER COMERCIALIZADOS. SEGUNDO INFORMAÇÕES, EXISTE UMA GRANDE QUANTIDADE DE MICROONIBUS NA VERSÃO EXECUTIVA. ISSO FAZ PARTE DA ESTRATÉGIA COMERCIAL PARA FAZER COM QUE O MERCADO SOFRA MENOS IMPACTO, UMA VEZ QUE OS PREÇOS DOS VEICULOS COM MOTORIZAÇÃO EURO V SOFREU UM REAJUSTE ALTO EM RAZÃO DA NOVA TECNOLOGIA.

ABASTECIMENTO DIESEL S-50

HÁ POUCOS DIAS A PETROBRAS DIVULGOU UMA LISTA INFORMANDO OS 900 POSTOS DE COMBUSTÍVEIS ESPALHADOS NO BRASIL, ONDE EXISTE DIESEL S-50 DISPONÍVEL. PARA QUE SE TENHA UMA IDÉIA, EM TODO O ESTADO DE SERGIPE EXISTEM 03 POSTOS. EM UMA CIDADE COMO SALVADOR, A TERCEIRA METRÓPOLE BRASILEIRA, SÓ EXISTEM 02 POSTOS PETROBRÁS COM O DIESEL S-50, LOCALIZADOS NA AV. MÁRIO LEAL FERREIRA (BONOCÔ SENTIDO CENTRO) E BR-324(PORTOSECO PIRAJÁ). ASSIM, SE 20% DA PRIMEIRA PRODUÇÃO DE VEICULOS EURO V NO BRASIL FOR VENDIDA, COMO IREMOS ABASTECER??? OS FABRICANTES DESENVOLVERAM OS MOTORES PARA ATENDER À NORMA, MAS CADÊ O DIESEL!! CADÊ O ARLA 32?? ISSO MOSTRA COMO SÃO TRATADOS ASSUNTOS DE INTERESSE COLETIVO DE TANTA RELEVÂNCIA NO BRASIL!

domingo, 8 de janeiro de 2012

VOLARE CONQUISTA PRÊMIO MELHORES DO SETOR AUTOMOTIVO

A VOLARE CONQUISTOU EM 2011 VÁRIOS PRÊMIOS, OS QUAIS JUSTIFICA SUA POSIÇÃO DE LÍDER DE MERCADO. DENTRE ESSES PRÊMIOS ESTÁ O DE "MELHORES DO SETOR AUTOMOTIVO", PROMOVIDO PELA AUTODATA EDITORA. A AUTODATA EDITORA PROMOVE ESSE PRÊMIO QUE CONTA COM 18 CATEGORIAS, COMO FORMA DE RECONHECMENTO ÀS EMPRESAS, PRODUTOS E PROFISSIONAIS DO SETOR, QUE SE DESTACARAM DURANTE O ANO, PELA BUSCA DE INOVAÇÕES, TECNOLOGIA E PRODUTIVIDADE, APRESENTANDO PRODUTOS E MODELOS QUE PROPORCIONAM SOLUÇÕES PARA AS DIVERSAS NECESSIDADES DO MERCADO. NA CATEGORIA VEICULO ÔNIBUS, A VOLARE OBTEVE O PRÊMIO COM O MODELO VOLARE CANAVIAL, VEICULO DESENVOLVIDO PARA O TRANSPORTE DE PESSOAS NA ZONA RURAL CANAVIEIRA, CUJA DIFICULDADE DE ACESSO DEMANDA UM VEICULO ROBUSTO, ÁGIL E DE FÁCIL MANUTENÇÃO.

sábado, 7 de janeiro de 2012

CRESCE PROCURA POR MICROONIBUS EURO III

EM DECORRENCIA DA OBRIGATORIEDADE DO USO DOS MOTORES EURO V NOS VEICULOS DIESEL FABRICADOS À PARTIR DE JANEIRO DE 2012, CRESCEU A PROCURA POR ÔNIBUS, MICROONIBUS E CAMINHÕES FABRICADOS ATÉ DEZEMBRO DE 2011 EQUIPADOS COM OS MOTORES EURO III. ESSA PREFERÊNCIA DEVE-SE À PREOCUPAÇÃO COM O CUSTO DESSA NOVA TECNOLOGIA, UMA VEZ QUE, OS VEICULOS EURO V, SOFRERÃO UM REPASSE DE CUSTOS EM TORNO DE 15%, ONERANDO MUITO O BOLSO DO CONSUMIDOREZA. FALA-SE AINDA NA INCERTEZA COM RELAÇÃO AO DIESEL COM BAIXO TEOR DE ENXOFRE(S-50), COMBUSTÍVEL ESSE QUE SERÁ UTILIZADO NOS NOVOS MOTORES, ALÉM DO AGENTE REDUTOR LÍQUIDO AUTOMOTIVO(ARLA 32), À BASE DE URÉIA LÍQUIDA. TODAS ESSAS MODIFICAÇÕES ASSUSTAM OS COMPRADORES, OS QUAIS TEMEM QUE OCORRA FALTA DO COMBUSTÍVEL, O QUE SERIA UM CAOS. O GOVERNO COLOCOU A NORMA EM VIGOR, SEM NO ENTANTO, OFERECER CONDIÇÕES PARA QUE ESSE NOVO ÓLEO DIESEL ESTEJA AO ALCANCE DO CONSUMIDOR EM QUALQUER PARTE DO BRASIL. OS NOVOS MOTORES DEPENDEM DE NOVO COMBUSTÍVEL. TEMOS A TECNOLOGIA MODERNA ATENDENDO AS NORMAS VIGENTES,PORÉM ONDE ACHAREMOS O DIESEL??

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

VOLARE ENTREGA MICROONIBUS 4X4 ESCOLAR

AINDA ESTE MÊS A VOLARE ESTARÁ ENTREGANDO PARA ALGUMAS PREFEITURAS DA BAHIA, OS PRIMEIROS VOLARE V8 4X4. TRATA-SE DE UM VEICULO MODERNO,DESENVOLVIDO PARA O PROGRAMA CAMINHOS DA ESCOLA, DESTINADO A UTILIZAÇÃO EM REGIÕES DE DIFICIL ACESSO E ESTRADAS DE CONDIÇÕES SEVERAS. É A VOLARE OFERECENDO ALTERNATIVAS VIÁVEIS PARA QUE O GOVERNO CUMPRA SEU PAPEL SOCIAL DE FOMENTO E INCENTIVO À EDUCAÇÃO, MESMO NAS REGIÕES MAIS LONGÍNQUAS.

CLIENTES QUEREM EURO III

NOS ÚLTIMOS DIAS HOUVE UMA GRANDE PROCURA POR VEÍCULOS COM MOTORIZAÇÃO EURO III,PRINCIPALMENTE CAMINHÕES LEVES E MICROONIBUS, NA EXPECTATIVA DAS ALTERAÇÕES DE TECNOLOGIA E CONSEUQENTE AUMENTO DE PREÇO DOS NOVOS VEICULOS EURO V. ALGUNS FABRICANTES COLOCARAM EM PRODUÇÃO VEICULOS EURO III VISANDO ATENDEREM ESSA FUTURA DEMANDA, JÁ QUE AS FÁBRICAS TERÃO ATÉ MARÇO PARA FATURAREM ESSES VEICULOS. COM ISSO, ALGUNS MODELOS TERÃO DISPONIBILIDADE NA VERSÃO ANTIGA, SÓ QE A PREÇOS UM POUCO MAIORES, UMA VEZ QUE OS EURO V SOFRERÃO VARIAÇÃO DE PREÇO EM TORNO DE 15%. ISSO VALE PARA TODOS OS FABRICANTES, POIS SERÃO FORÇADOS A REPASSAREM PARA O CONSUMIDOR O AUMENTO DOS CUSTOS DECORRENTES DA NOVA TECNOLOGIA.

VEÍCULOS EURO V ESTÃO CHEGANDO: CADÊ O DIESEL S50??

COM O ADVENTO DA NORMA PROCONVE P7 (EURO V), OS MOTORES DIESEL NECESSITARÃO DE UM ÓLEO DIESEL COM SIGNICATIVA REDUÇÃO DAS PARTICULAS DE ENXOFRE. ASSIM, A PETROBRÁS DESENVOLVEU O DIESEL S50, DIFERENTE DO ATUAL S500, O QUAL UTILIZAMOS EM NOSSOS VEICULOS DE CONFIGURAÇÃO EURO III, OU SEJA DIMINUIMOS DE 500ppm para 50ppm(ppm= partículas por milhão). EM DECORRÊNCIA DESSA MUDANÇA, OS VEICULOS TERÃO QUE USAR ALÉM DO NOVO DIESEL, UM AGENTE REDUTOR LÍQUIDO(ARLA 32)COMPONENTE À BASE DE URÉIA, QUE SAIRÁ DE UM SEGUNDO TANQUE, PARA SER PULVERIZADO NO ESCAPAMENTO, COMPLETANDO O CICLO DO SISTEMA DE REDUÇÃO CATALÍTICA(SRC). NOSSO GRANDE PROBLEMA É QUE COM ESSAS CONSIDERÁVEIS ALTERAÇÕES, AINDA NÃO SE TÊM A GARANTIA DO ABASTECIMENTO EM TODAS AS CIDADES DE GRANDE E MÉDIO PORTE. COM ISSO,O BRASILEIRO VIVE A EXPECTATIVA DOS NOVOS VEICULOS CHEGAREM AO MERCADO SEM A GARANTIA DE ABASTECIMENTO COM O NOVO ÓLEO. SEGUNDO INFORMAÇÃO DO SR. JOSÉ AUGUSTO COSTA,PRESIDENTE DO SINDICATO DO COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS DA BAHIA(SINDICOMBUSTÍVEIS-BA), EXISTEM CERCA DE 1 MILHÃO DE LITRO DE DIESEL COM BAIXO TEOR DE ENXOFRE(S 50)ESTOCADOS EM 260 POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DA BAHIA. NO INICIO DO MÊS A AGENCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS(ANP), PUBLICOU UMA RESOLUÇÃO QUE DETERMINA OS CRITÉRIOS QUE DEFINEM QUAIS REVENDAS PRECISAM SE ADEQUAR À LEI PARA GARANTIR O ABASTECIMENTO COM O DIESEL MENOS POLUENTE. ALGUMAS EMPRESAS DE ÔNIBUS ADQUIREM O DIESEL DIRETO DAS DISTRIBUIDORAS, E ALGUMAS JÁ ESTÃO UTILIZANDOO S50(Fonte: Tribuna da Bahia 06.01.12). FICAM PORÉM FICAM AS INDAGAÇÕES INQUIETANTES: QUAIS OS POSTOS ESTÃO DISPONIBILIZANDO O DIESEL S50?? E NAS CIDADES DISTANTES,COMO SERÁ?? CADÊ O ARLA 32?? ESPERAMOS QUE A PETOBRÁS ADOTE AS MEDIDAS CABÍVEIS,POIS LOGO MAIS ESTARÃO NO MERCADO OS VEICULOS EURO V.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

VOLARE LANÇA CARRO ESCOLTA

Procurando manter sua posição de líder e ampliar cada dia sua atuação no mercado de microonibus, a Volare acaba de lançar o Volare Escolta. Trata-se de um modelo desenvolvido para servir de Carro Escolta no transporte de detentos, equipado com celas na parte traseira e espaço internom com acomodações para os prepostos policiais. Esse veiculo oferece conforto para os policiais, e celas dentro dos padrões de segurança para custódia e remoção de detentos. É mais um passo da Volare para atingir novos nichos de mercado.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Microonibus 4x4

MARCOPOLO LANÇA O PRIMEIRO MINIÔNIBUS 4X4 VISANDO ATENDER ÀS NECESSIDADES DE TRANSPORTE ESCOLAR EM LOCAIS DE DIFICIL ACESSO E ESTRADAS DE TERRENOS DE CONDIÇÕES SEVERAS, A MARCOPOLO ACABA DE LANÇAR O SEU PRIMEIRO VEICULO 4X4. TRATA-SE DO VOLARE V8 4X4 ESCOLAR BUS PROJETADO PARA O PROGRAMA CAMINHOS DA ESCOLA. EQUIPADO COM MOTOR MWM 4.10 TCA EURO III, COM POTÊNCIA DE 115CV, EIXO TRAÇÃO DIANTEIRO DANA 60 COM RELAÇÃO 4.10:1 TOTALMENTE FLUTUANTE, E EIXO TRAÇÃO TRASEIRO DANA M 286, COM RELAÇÃO 4.10:1 COM BLOQUEIO, ESSE VEICULO TEM COMPRIMENTO DE 6.785mm, LARGURA DE 2.200mm, DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS DE 3.350mm, PESO BRUTO TOTAL(PBT) DE 6.650mm E ALTURA EXTERNA DE 2.995mm COM CAPACIDADE PARA 26 ALUNOS SENTADOS + MOTORISTA. É REALMENTE UM MINIÔNIBUS ROBUSTO, VALENTE, SUJEITO AOS MAIS RIGOROSOS TESTES, QUE CHEGA AO MERCADO PARA FAZER A DIFERENÇA. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Motor MWM 4.10 TCA Modelo: Euro III Número de Cilindros: 04 cilindros em linha Cilindradas (L): 4,3 cm³ Potência NBR ISO 1585: 81 kW (110 cv) a 2.400 rpm Torque: NBR ISO 1585: 380 Nm a 1500/1650 rpm Sistema de Trabalho: 04 tempos Sistema de combustão: Injeção direta Combustível: Diesel Refrigeração: Líquida Localização do motor: Sobre o eixo dianteiro Cambio Modelo: EATON FS 4205 A Nº de marchas: 05 à frente e 1 a ré Sistema de embreagem Tipo: Monodisco a seco Tipo de acionamento: Hidráulico Diâmetro do disco: 330 mm Freio Dianteiro: disco ventilado Traseiro: tambor Direção Direção Hidráulica (modelo): ZF SERVOCOM 8090 Capacidades Tanque de Combustível: 150 litros Carter (L): 9,2 litros com fi ltro Cambio (L): 5,3 litros Rodas: 5.50 x 16” Pesos e Capacidades Peso Bruto Total: 6.650 kg Eixo Dianteiro: 2.450 kg Eixo Traseiro: 4.200 kg Capacidade Máxima de Tração: 6.650 kg Dimensão do Veículo Distancia de Entre-Eixos: 3.350 mm Comprimento Total: 6.785 mm Largura Externa: 2.200 mm Largura Interna: 2.130 mm Altura Externa: 2.995 mm Altura Interna: 1.900 mm Caixa de Transferência Marca e modelo - acionamento por cabo: ATLAS 2 SPEED Relações de redução: Normal 4x2 (1 : 1) Normal 4x4 (1 : 1) Reduzida 4x4 (2 : 1) Capacidade Óleo: 1,9 litros Eixo de Tração Dianteiro Marca / Modelo: DANA 60 (FORD) Relação: 4,10 : 1 Tipo de eixo: Totalmente fl utuante Capacidade Óleo: 2,8 litros Suspensão Dianteira (Tipo): Interligada por mola parabólica e amortecedores telescópicos de dupla ação Eixo de Tração Traseiro Marca / Modelo: DANA M286 Relação: 4,10 : 1 Tipo de eixo: Com Bloqueio Capacidade Óleo: 4 litros Suspensão Traseira (Tipo): Interligado por mola semi-elíptica e amortecedores telescópico de dupla ação VEJA OS ITENS DE SÉRIE - 26 alunos sentados - Cinto de segurança individual - Limitador de velocidade regulado para 70km/h - Porta-caderno atrás de cada poltrona - Espaço no porta-pacotes para mochilas - Lixeiras - Válvula de segurança da porta - Bloqueador de portas, impedindo a movimentação do veículo com a porta aberta e a abertura da porta com o veículo em movimento, a mais de 5km/h - Direção hidráulica - Cadeira de rodas para embarque e desembarque de passageiros portadores de necessidades especiais

NOVOS SISTEMAS DE EMISSÃO DE GASES

Muito se fala sobre emissões poluentes provenientes de motores de automóveis e o programa de controle de poluição do ar, o Proconve. Mas, e os caminhões? Após várias fases do programa, os índices de emissões foram reduzidos, ajudando a não piorar demais a qualidade do ar atmosférico, e em 2012 a sétima fase do Proconve aperta o cerco dos motores movidos a diesel, visando, prioritariamente, reduzir o material particulado lançado no ar por ônibus e caminhões. Os novos valores são tão baixos que os motores a diesel atuais não têm como atender a legislação sem que sejam utilizadas novas tecnologias de pós-tratamento de gases expelidos. Isso exigiu, também, a utilização de um novo combustível, um óleo diesel com menor teor de enxofre. Para reduzir em 60% o índice de emissão de óxido de nitrogênio (NOx) e 80% o material particulado (fuligem), há duas novas tecnologias de tratamento de gases, a SCR – Selective Catalityc Reduction – e a EGR – Exhaust circulation. Cada fabricante optou por uma dessas tecnologias, ou mesmo as duas, para aplicar em seus veículos fabricados à partir de janeiro de 2012. Para monitorar o perfeito funcionamento dos novos motores, o OBD, On Board Diagnosis, passa a ser obrigatório nos veículos P7. Novo combustível para os novos motores Os sistemas pós-tratamento de emissões poluentes são sensíveis ao enxofre, elemento presente em grande quantidade na composição do óleo diesel atual (1 800 ppm – partes por milhão – no interior do país e 500 ppm nos grandes centros urbanos). Por esse motivo, os novos motores que utilizam os sistema EGR ou SCR exigem a utilização de um novo combustível, o diesel S50, com apenas 50 ppm de enxofre. Mas essa concentração será ainda menor, já que o S10, óleo diesel utilizado obrigatoriamente a partir de 2013, terá apenas 10 ppm de enxofre em sua composição. Os motores anteriores à legislação Proconve P7 também poderão usar tanto o S50 quanto o S10. Selective Catalityc Reduction Uma das formas de se reduzir o óxido de nitrogênio (NOx) dos gases emitidos pelo escapamento dos motores a diesel é fazê-lo reagir quimicamente com o ar para transformá-lo em nitrogênio (N2) e vapor d´água (H2O), ambos não agressivos ao meio ambiente. Para isso o sistema SCR, sigla de Redução Catalítica Seletiva, necessita de um catalisador especial, no interior do qual ocorre uma reação acelerada por uma susbtância adicional, o Arla 32. Arla é a sigla de Agente Redutor Líquido Automotivo, composto de uréia diluida a 32% em água desmineralizada. O Arla 32 deverá ser pulverizado no escapamento antes do catalisador, proveniente de um tanque especial para essa susbstância. Obviamente o motorista deverá manter o tanque de Arla 32 abastecido, para que o sistema sempre funcione adequadamente. Na falta do Arla 32 o motor emitirá poluentes acima do permitido pelo Proconve P7, ao mesmo tempo em que o sistema ODB no painel do veículo informa a falha ao motorista. O consumo de Arla 32 é de cerca de 5% do consumo de óleo diesel. On Board Diagnosis Para total controle de falhas decorrentes do tratamento dos gases de escapamento, o ODB – On Board Diagnosis – é um equipamento obrigatório em todos os caminhões e ônibus a partir de 2012. Ele alerta o motorista sempre que as emissões, por qualquer motivo, fiquem acima dos índices máximos permitidos pelo Proconve P7. Exhaust Gas Recirculation O outro sistema de redução de poluentes para motores diesel é o EGR, que é a sigla em inglês para Recirculação dos Gases de Escapamento. O EGR é mais simples que o SCR, consistindo em um tubo ligando o coletor de escapamento ao coletor de admissão. Dessa forma os gases que não forem totalmente queimados podem passar novamente pela câmara de combustão para completar o ciclo, reduzindo a emissão do óxido de nitrgênio NOx. Uma válvula eletrônica controla a passagem desses gases, acionada por sensor de NOx instalado no escapamento, após o catalisador oxidante comum. Para perfeito funcionamento do sistema EGR são necessários dois equipamentos auxiliares, um refrigerador dos gases de escape, que aumenta a sua densidade e reduz as perdas de energia, e um filtro de DPF, que complementa a redução do material particulado. Arla 32, o agente reativo A partir de 2012, os motoristas de ônibus e caminhões que têm o sistema SCR de redução de óxido de nitrogênio deverão se preocupar em encher mais um tanque, o do Arla 32. Composto de uma solução de 32% de uréia, cuja fórmula é NH3, essa substãncia, injetada no escapamento, reage com o NOx, no interior do catalisador, resultando em gás nitrogênio (N2) e água (H2O). O Arla 32 não tem cheiro, não é inofensivo, não irrita a pele e não é explosivo, podendo ser manuseado sem problemas. Só não pode ser armazenado em recipientes metálicos pois, sendo um componente redutor, estes podem enferrujar. Caso não haja Arla 32 no tanque apropriado, o motor perde até 40% de seu torque, avisado ao motorista eletronicamente pelo sistema OBD. TEREMOS DIESEL S50?? Na última semana a PETROBRÁS DISTRIBUIDORA, informou que à partir de 02.01.2012, cerca de 900 postos de abastecimento estariam distribuíndo o DIESEL S50 e o ARLA 32, garantindo assim o abastecimento nas principais cidades. Aí vem a pergunta: Como ficará o abastecimento nas cidades do interior?? Nossos caminhões e ônibus terão que parar?? Esperamos que esse impasse seja solucionado; esperamos que o Governo adote as medidas cabíveis, visando garantir aos brasileiros o abastecimento do novo combustível. O problema é que até agora não encontramos postos de combustíveis com fornecimento do DIESEL S50 muito menos do ARLA 32.